Ílhavo: Autarquias e particulares ajudam escolas com material informático.

2020-04-27 07:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo faz chegar às escolas cerca de 250 computadores para apoio ao ensino à distância.

No caso do agrupamento de escolas da Gafanha da Nazaré há um plano de ação concertado no sentido de dotar os alunos de meios tecnológicos que lhes permitissem acompanhar as atividades de ensino à distância.

Numa primeira fase foram emprestados 25 tablets do Agrupamento a alunos do ensino secundário.

Paralelamente foi lançada uma campanha de angariação de equipamento informático tendo, através da Associação de Pais das Escolas Básica e Secundária da Gafanha da Nazaré, sido entregues diretamente várias dezenas de computadores portáteis e fixos que estão em reabilitação.

Particulares e empresas, autarquias partiparam na campanha e os docentes estão a preparar material para entrega.

Esta semana arranca com a entrega de 102 computadores portáteis do Município de Ílhavo, em regime de empréstimo aos alunos subsidiados e de 120 hotspots com internet, igualmente paga pelo Município, para as atividades escolares.

Serão ainda configurados 25 tablets android do Agrupamento que irão ajudar os alunos a desenvolver trabalhos com recurso a internet, mail e moodle.

A diretora do agrupamento assume tratar-se de uma corrida contra o tempo mas mobilizadora.

“Certamente muitos dirão ainda – e o meu filho? E nós diremos – da nossa parte cada dia, há menos alunos sem equipamentos. A democracia constrói-se trabalhando, construindo, partilhando, não deixando ficar ninguém para trás. Mas, não ficando à espera, que alguém faça tudo por nós”.