Ílhavo: Autarquia e parceiros inauguram Laboratório do Envelhecimento.

2022-01-17 07:39

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo inaugura, esta segunda-feira, dia 17, ao início da tarde, o Laboratório do Envelhecimento, sediado na antiga unidade de surdos (Beco Ferreira Gordo - junto à EB1 de Ílhavo), e apresenta a programação deste novo equipamento municipal para o primeiro trimestre de 2022.

O Laboratório do Envelhecimento é um projeto que tem como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre o envelhecimento.

Investigação, conhecimento e criação são os três eixos de atuação do Laboratório de Envelhecimento.

A articulação destas áreas de intervenção irá permitir "repensar as atuais práticas, propor novas soluções, desenvolver e implementar novas respostas, programas e produtos gerontológicos".

Assenta em parcerias com a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, o Politécnico de Leiria e o Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração, a Kentra Technologies, o Centro de Saúde de Ílhavo, a Associação Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes, a Mais Feliz Associação Cultural e Social e a Associação Nacional de Gerontólogos.

Recorde-se que o Laboratório do Envelhecimento entrou em funcionamento no dia 24 de novembro, tendo promovido, ao longo dos últimos dois meses, a iniciativa “Laboratório em Construção”, que fomentou conversas e oficinas para promover a reflexão sobre as necessidades sentidas em torno do envelhecimento populacional e potenciar a programação para o primeiro quadrimestre.

Temas como a “Qualidade de vida da pessoa idosa”, “A estimulação cognitiva na pessoa idosa com demência”, “As condições de vida e práticas turísticas da população sénior - estudo comparativo entre Portugal e a Finlândia” e “Importância do Uso Regular da Bicicleta na Qualidade de Vida de Pessoas com 55 ou mais anos” prometem marcar a agenda das próximas semanas.

Outra das apostas é a criação da Biblioteca Gerontológica e formações.

 

foto: CMI