Ílhavo: Autarquia e Escola Profissional de Aveiro com acordo para a formação de alunos.

2021-04-16 07:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo e a Escola Profissional de Aveiro assinaram um protocolo de colaboração que garante desenvolvimento de atividades de aprendizagens em entidades ligadas ao município.

São 13 os alunos, dos Cursos Profissionais de Organização de Eventos, Comunicação, Marketing Relações Públicas e Publicidade, Animador Sociocultural e Ação Educativa, da Escola Profissional de Aveiro, que terão a oportunidade de desenvolverem as suas atividades de aprendizagem, nomeadamente no domínio de competências em matéria de educação, apoiando a execução de atividades educativas e sociais.

A estes 13 alunos juntar-se-ão 5 dos Cursos de Educação e Formação, para as áreas da manutenção e eletricidade, que terão a oportunidade única de aprenderem com os “mestres zeladores” existentes nos vários Agrupamentos de Escola do município.

As entidades acordaram um cronograma de atividades de suporte e acompanhamento a todo o processo de colaboração.

As escolas e as restantes entidades associadas, através dos seus tutores, colaborarão ativamente em todo este período de educação e formação profissionalizante, assumido como “processo vencedor” para todas as partes.

“A descentralização hoje está feita numa perspetiva de receber o edificado, mas a educação não é o edificado, são importantes as paredes, naturalmente, mas a educação é muito mais que isso, são as pessoas, são os professores, são os alunos e portanto a perspetiva é logicamente que este primeiro passo da descentralização seja entendido como efetivamente o é, um primeiro passo, mas que no futuro nós todos e as autarquias muito particularmente, sejam parte contributiva na forma e no modelo e no conceito da educação que pretendemos para a nossa área e a nossa zona.”, disse Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara de Ílhavo.

Jorge Castro, diretor da EPA, realça a importância do momento.

“O que está a acontecer é história. História em primeiro lugar para a EPA porque no seu plano de inovação, naquilo que, neste momento, a faz mobilizar para fazer uma coisa diferente e inovadora na educação, este é um passo importante. E também seguramente é história para o município que acredita que a educação é o princípio ativo de tudo. E neste caso, a educação profissional vai servir aquilo que é um desígnio, que hoje se coloca aos municípios portugueses e neste caso ao município de Ílhavo, que é o fato de puderem e deverem tomar conta da educação de outra maneira.”

Tiago Lourenço, vereador da educação, valorizou a aposta pelo processo de aprendizagem.

“Somos um município que gosta de receber toda a gente e é com muito gosto que recebemos alunos também de outros concelhos, neste projeto que agora arranca e que irá seguramente dar todas as ferramentas a estes alunos no âmbito daquilo que é a formação profissional. Acho que temos de ser criativos e temos que encontrar soluções para todo o tipo de alunos, não pode ser um ensino muito formatado, temos de ir ao encontro deles, para que os alunos se motivem e para que tenham sucesso.”