Ílhavo: Autarquia diz que Festival do Bacalhau cumpriu expetativas.

2018-08-15 20:57

Categoria: 

Concelho: 

No total dos cinco dias, entraram no pavilhão Terra e Mar, do Festival do Bacalhau, mais de 36.000 pessoas numa contagem assegurada pelos serviços da organização.

Para já não há dados ou estimativas sobre as presenças, que em anos anteriores terão rondado as 150 mil pessoas, mas a Câmara de Ílhavo considera que o Festival do Bacalhau cumpriu “expetativas”.

Adianta que o evento, em parceria com a Confraria Gastronómica do Bacalhau e com a colaboração de outras 13 associações do Município, é mais do que a mostra para comer bacalhau e assistir a concertos.

Na primeira avaliação feita, a autarquia salienta as visitas ao Navio-Museu Santo André que registou mais de 6.000 entradas nos cinco dias de festival e a Volta a Cais em Pasteleira, dinamizada, este ano, pela Associação Cultural Quinto Palco, que registou um número recorde de participantes, cerca de 200 pessoas em bicicleta.

Este foi o ano dedicado à cidade de Granville, da região francesa da Normandia, convidada para participar no evento, pela sua antiga tradição de pesca de bacalhau e ficaram sementes para aprofundar a ligação.

A presença da comitiva francesa no festival “permitiu estreitar laços e criar os primeiros contactos para uma colaboração mais próxima com Granville”.

Quanto aos concurso, destaque para o Concurso Tradição e Inovação, no qual as associações participantes no festival apresentam o que melhor sabem cozinhar. Na categoria Inovação a vencedora foi a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, estreante no concurso, com uma proposta de Pão de bacalhau com algas.

O Grupo Desportivo da Gafanha e o Grupo Folclórico “O Arrais”, alcançaram o segundo lugar, e o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré ficou em terceiro lugar.

Na categoria Tradição, a Patanisca da Associação Cultural e Recreativa Chio-Pó Pó  conquistou o júri. “Os Baldas” voltaram a ser premiados, mas desta feita com o segundo prémio. No terceiro lugar do Prato Tradição o júri decidiu galardoar duas associações, o Grupo Folclórico “O Arrais” e o Grupo de Jovens “A Tulha”.

Nos Prémios do Artesanato venceu Jorge Cardoso, da Gafanha da Nazaré. Eduardo Melo e Cláudia Conde venceram os segundo e terceiro lugares, respetivamente, e foi atribuída uma menção honrosa a Fernando Portugal.

Esta é uma primeira análise da 11.ª edição do Festival do Bacalhau, ficando para setembro a divulgação dos resultados finais após análise dos relatórios de todas as estruturas envolvidas no evento.