Ílhavo: Autarquia ativa balcão da inclusão.

2023-04-05 07:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo lança Balcão da Inclusão e quer envolver toda a comunidade.

A instalação resulta do protocolo entre a Câmara de Ílhavo e o Instituto Nacional para a Reabilitação e a ativação, esta quarta-feira, coincide com o Dia Internacional da Consciência (5 de abril).

Sessão, às 10h30, na Sala Estúdio Cinema, junto ao Centro de Religiosidade Marítima, em Ílhavo.

A abertura do evento estará a cargo da Vereadora do pelouro Social, Saúde, Família e Voluntariado, Mariana Ramos, seguindo-se a assinatura do protocolo.

Às 10h45, Rodrigo Ramos, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, seguido de João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, falam sobre a importância do Balcão da Inclusão.

A Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, também marcará presença nesta ação.

Permite apoio em áreas como acessibilidades, atendimento prioritário, Atestado Médico de Incapacidade Multiuso (AMIM), benefícios fiscais, educação e intervenção precoce, emprego e formação profissional, estacionamento e transportes, habitação, produtos de apoio e ajudas técnicas, prestações e respostas sociais existentes e saúde.

A inauguração, aberta à comunidade, assume-se como um evento de boas práticas na área da deficiência e incapacidade, que será acompanhado por uma intérprete de língua gestual portuguesa.

Para as 11h15 está marcada uma aula de dança inclusiva, dinamizada pela CERCIAV (Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Aveiro) e às 11h45, o CASCI (Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo) apresenta o vídeo “Dança Inclusiva Âmago”, projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR e pela Fundação Altice, com a participação do Grupo Fanf’Arte.

Em simultâneo, durante a manhã, decorrem no local várias oficinas, promovidas pela CERCIAV.

O Balcão da Inclusão funcionará no rés do chão da Câmara Municipal de Ílhavo, com atendimentos promovidos pela Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde (DDSS).

O atendimento poderá ser feito presencialmente ou por telefone, por escrito, por videochamada - mediante agendamento prévio, através do número 234 329 640 ou pelo email ddss@cm-ilhavo.pt.

O Balcão da Inclusão tem como missão a informação e a mediação especializada e acessível na área da deficiência ou incapacidade.

Para tal, disponibiliza informação sobre direitos e benefícios, de acordo com a legislação em vigor, bem como sobre os recursos existentes, procedendo ao respetivo encaminhamento e mediação e sensibilização junto dos diferentes serviços e organismos.