Ílhavo: Autarquia assegura que Festival do Bacalhau "cumpre expetativas".

2023-08-17 10:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Perto de 180 mil visitantes e 22 mil refeições servidas em cinco dias de festival do bacalhau levam a autarquia a considerar que o evento "cumpriu expetativas".

O balanço é da Câmara de Ílhavo que fala do evento realizado entre 9 e 13 de agosto no Jardim Oudinot na Gafanha da Nazaré.

Poucos dias depois de ter assumido que o festival registara ligeira quebra no número de visitantes, deixa, agora, garantia de um evento que “cumpriu expetativas”.

“Cada vez mais, verifica-se que o Festival do Bacalhau deixa de ser considerado apenas um evento para comer um bom prato de bacalhau e assistir a um concerto, passando a registar-se uma forte afluência do público nas diferentes áreas programáticas do evento, em particular no Forte das Brincadeiras, dedicado às famílias”, refere nota da Câmara de Ílhavo no recaldo do evento que mobiliza 50 colaboradores camarários e cerca de 600 voluntários (entre organização e associações participantes).

Sabe-se que o Pavilhão Âncora, onde existe contagem de público, espaço de showcookings e mostra de artesanato, recebeu a visita de 36 mil pessoas.

A mostra de artesanato acolheu 31 artesãos do Município de Ílhavo, que apresentaram 26 peças a concurso.

O vencedor do Concurso de Artesanato do Festival do Bacalhau 2023 foi António Lau.

Cláudia Conde e Amorosa Ferreira venceram o segundo e terceiro prémios, respetivamente.

O Navio-Museu Santo André, atracado no Jardim Oudinot, recebeu 4 mil visitantes e durante o festival realizaram-se visitas especiais, com ex-tripulantes, nas quais participaram 61 pessoas.

No “Forte das Brincadeiras”, espaço dedicado aos mais novos, as várias oficinas, ateliers e jogos desafiaram a criatividade de mais 2 mil crianças.

De manhã à noite, os “Jogos do Hélder” e os Carrosséis Wood Toys fizeram as delícias dos mais novos.

A "Corrida Mais Louca da Ria", que se realizou a 12 de agosto, no esteiro do Jardim Oudinot, contou com a participação de 23 embarcações (20 associações e 3 empresas).

Entre as associações, na categoria “demonstração” venceram a Associação de Pesca Desportiva Costa Azul e a Bússola Partilhada, nas subcategorias “construção” e “transformação”, respetivamente.

Na categoria “corrida” ganhou a Team e os Amigos da Praia da Barra, nas subcategorias “construção” e “transformação”, respetivamente.

O Agrupamento de Escuteiros 588 Gafanha da Nazaré ganhou na categoria melhor técnica de navegação; o Agrupamento de Escuteiros 1024 Gafanha da Encarnação foi a embarcação mais bem-disposta e venceu também o prémio de melhor claque; o CASCI venceu na categoria “melhor equipa feminina” e o Clube de Natureza e Aventura de Ílhavo conquistou o prémio de equipa mais jovem.

Entre as empresas, a Centro Assist foi a melhor na categoria “demonstração” e a My Way ganhou o prémio “corrida”.

A Wash Assist foi a empresa com melhor claque.

A "Volta ao Cais em Pasteleira”, que se realizou no dia 13 de agosto, contou com 300 participantes, que pedalaram entre o Cais dos Bacalhoeiros e o Jardim Oudinot, terminando com um piquenique e um bailarico.

Quanto aos concertos, a autarquia estima que nas 5 noites de festival tenham passado pela zona do palco um total de 80 mil pessoas.

Um dos focos a merecer atenção é a aposta na recolha de lixo e esta edição fica marcada, segundo o Município, pela redução de resíduos indiferenciados que terão caído para metade “com níveis superiores de reciclagem de papel e cartão, bem como de embalagens de plástico e metal e de bioresíduos”.

No recinto foram colocados 24 beatões.

Recorde-se que o Festival do Bacalhau é um “ecoevento” assumindo compromisso de redução do impacte ambiental.