Ílhavo ajuda a Ucrânia com donativos e apoio psicossocial.

2022-03-03 09:33

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo ajuda a Ucrânia com donativos e apoio psicossocial.

Numa resposta “concertada e solidária” à Ucrânia, Ílhavo tem em curso uma campanha de donativos, entre os quais bens alimentares não perecíveis, produtos de higiene, roupa quente e medicamentos, para fazer chegar aos refugiados da Ucrânia.

Os cidadãos que pretendam participar nesta iniciativa solidária podem entregar os bens, se possível acondicionados em caixotes com informação do conteúdo, no Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo, até sexta-feira, dia 4, entre as 17h e as 20h.

Os bens doados serão levados à organização humanitária Cáritas, na Polónia, num camião TIR que arranca de Ílhavo no próximo dia 7 de março.

Os organizadores desta iniciativa, o Illiabum Clube em parceria com o Lions Clube de Ílhavo, apelaram à participação de toda a Comunidade, Associações e entidades do município que prontamente responderam a esta chamada.

O Município de Ílhavo e a empresa DPP associaram-se a esta iniciativa, à qual se juntaram outras entidades.

O levantamento das reais necessidades foi articulado com o Consulado da Ucrânia, no Porto, que identificou como prioritários alimentos não perecíveis; roupa quente de criança e de adulto; cobertores; produtos de higiene e de puericultura; medicamentos; material de primeiros socorros; tendas; sacos de cama; colchões; telemóveis; e powerbanks.

Paralelamente a esta campanha, o Município de Ílhavo disponibiliza apoio psicossocial à comunidade ucraniana residente no concelho, através do Gabinete de Apoio à Família do Município de Ílhavo, um serviço de atendimento, aconselhamento e apoio psicoterapêutico.

A autarquia faz a afirmação de que “Ílhavo está com a Ucrânia”, porque “os direitos humanos e a paz devem ser sempre defendidos, sem reservas”.