Ílhavo: Agrupamentos de Escuteiros recebem prémio ambiental.

2019-03-11 08:27

Categoria: 

Concelho: 

Os Agrupamentos de Escuteiros do Município de Ílhavo acabam de receber um prémio nacional pela realização de ação ambiental de combate à erosão costeira.

Em junho do ano passado, no decorrer do ACAMUN 2018 – 10º Acampamento Municipal de Escuteiros de Ílhavo – os Escuteiros realizaram, em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo, uma ação ambiental de plantação de estorno nos ecossistemas dunares da praia da Costa Nova.

Esta ação, que envolveu cerca de 400 escuteiros, dirigentes e antigos escuteiros, foi agora reconhecida pela Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade do Corpo Nacional de Escutas, que decidiu premiar cada Agrupamento participante com uma coleção de 10 publicações sobre vários temas ligados à educação ambiental, conservação da natureza e boa gestão dos recursos.

Marisol Lucas, chefe do Departamento de Ambiente da Junta Regional de Aveiro, saudou os Agrupamentos do Município de Ílhavo pela atividade realizada e “pelo contributo que deram para a proteção da nossa Casa Comum”, referindo que são “um exemplo a seguir”.

Os Agrupamentos de Escuteiros do Município de Ílhavo acreditam que “é pelo contacto com a natureza que os Escuteiros descobrem a importância de a respeitar, valorizar e preservar” e que “as praias, espaços privilegiados para a prática escutista, permitem a formação dessa consciência ambiental nas crianças e jovens”.

O ACAMUN é uma iniciativa dos seis Agrupamentos de Escuteiros do Município de Ílhavo, com o apoio do Núcleo de Ílhavo da FNA, que tem vindo a ser realizada anualmente, desde 2009, em parceria com o Município de Ílhavo.

A edição de 2019 do ACAMUN realizar-se-á a 25 e 26 de maio.