IDL recebeu a 3.ª Mobilidade do Projeto 'Erasmus+'.

2022-11-14 14:59

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Duarte de Lemos recebeu entre 7 e 11 de Novembro, 17 alunos e 11 professores oriundos de Espanha, Itália, Roménia e Turquia no âmbito do projeto 'Erasmus+ Stronger With Daily Life Skills'.

Nesta terceira mobilidade, o Instituto Duarte de Lemos foi o colégio responsável por dinamizar atividades e visitas cujo objetivo foi "promover nos alunos o desenvolvimento de capacidades do dia-a-dia e de autocuidado físico e mental".

No dia 7, "deu-se a cerimónia de receção onde todos os alunos do colégio participaram para dar as boas-vindas aos convidados, que foram surpreendidos pela presença de pais de estudantes do IDL de cada um dos países representados. Efetivamente, as primeiras palavras de acolhimento a estas comitivas foram na sua própria língua, proferidas por compatriotas seus que vivem em Portugal e escolheram o IDL como escola dos seus filhos".

Músicas tradicionais de cada um dos países representados e o nosso folclore "não faltaram, alegrando todos os presentes".

Posteriormente, a comitiva visitou o Panteão dos Lemos, o Patrono do Colégio, "onde ficou a conhecer um pouco da história da Trofa e do colégio". Este dia culminou com a receção por parte do Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, no salão nobre, "onde a comitiva teve a oportunidade de trocar pequenas lembranças".

Na terça-feira, 8 de Novembro, a cidade de Porto foi o destino escolhido. O grupo teve a oportunidade de visitar o World of Discoveries e as ruas do Porto.

O dia 9 de Novembro foi dedicado aos Concelhos de Aveiro e Ílhavo, tendo o grupo subido ao Farol da Barra. Os Palheiros da Costa Nova foram o cenário de muitas fotografias, seguido de uma visita às Salinas, um workshop de ovos moles e uma viagem no tradicional Moliceiro.

O Concelho de Águeda foi o eleito para as atividades de quinta-feira, que iniciaram na estação de comboios com destino ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga. Posteriormente, seguiu-se um almoço tradicional português e visita ao Museu Etnográfico de Mourisca do Vouga. Este dia terminou da melhor forma com uma sessão de risoterapia, no IDL, dinamizada por Fernando Batista, da Mais Feliz Associação.

O último dia, 11 de Novembro, foi dedicado ao desporto, iniciando-se com a canoagem no Rio Águeda e seguido de mini-golf.