IDL promoveu palestras sobre União Europeia e análise estatística.

2015-06-06 14:33

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Duarte de Lemos, em parceria com o Europe Direct Aveiro, promoveu uma palestra no âmbito do “Ano Europeu para o Desenvolvimento”, tendo como destinatários os jovens membros do Clube da Europa. A coordenadora do Europe Direct Aveiro, Maria Manuel Azevedo e a voluntária italiana do serviço de voluntariado europeu, Federica Guida, prestaram esclarecimentos aos alunos nos mais variados domínios das temáticas europeias, nomeadamente acerca do significado do Ano Europeu, os objetivos do Ano Europeu, o papel da União Europeia no alcançar dos objetivos de Desenvolvimento do Milénio, a opinião dos cidadãos sobre a ajuda ao desenvolvimento, a UE como principal doador mundial, os resultados da ação da União Europeia no domínio do desenvolvimento e os programas de intercâmbio educacional como o Erasmus +.

Entretanto esta semana ficou marcada ainda por uma palestra dedicada às plataformas “Google Earth” e “Pordata”, onde alguns alunos do 7º e 8ºanos de escolaridade tiveram oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor estas ferramentas. A possibilidade de obterem novos conhecimentos a aplicar em futuras tarefas escolares ou mesmo no seu dia-a-dia foi o objetivo desta iniciativa que trouxe uma das autoras do manual GPS 8 da Porto Editora, Vera Ribeiro, ao Instituto Duarte de Lemos.

Os alunos revelaram curiosidade por “viajar” virtualmente por locais algo distantes na realidade, colocando questões e dúvidas acerca do conhecido “Google Earth”. A análise estatística, elaboração de gráficos e tabelas que sempre foi tida como complicada pelos alunos, foi também abordada e simplificada nesta ação. O estudo dos indicadores de desenvolvimento também foi destacado nesta sessão, sendo que a União Europeia dedica este ano a esta temática.