IDL em mais uma tarde dedicada à broa em Macieira de Alcôba.

2016-02-22 14:49

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Duarte de Lemos participa em workshop sobre “Broas de Milho” em Macieira de Alcôba. Alunos, professores e encarregados de educação regressaram a Macieira de Alcôba para participar num workshop sobre “Broas de milho”, a convite do Centro Interpretativo do Milho Antigo, ainda no âmbito da parceria do cultivo do Milho Antigo. Esta atividade contou ainda com elementos da Junta de Freguesia, das associações locais e com populares da região.

Foi uma tarde onde os alunos puderam reviver tradições mais antigas associadas ao pão de milho antigo de Macieira de Alcôba, como os cantares e todos os processos de produção. Todos puderam experienciar as diferentes fases, desde o amassar, fazer as broas, aquecer o forno e colocar as broas lá dentro. Todos os processos eram supervisionados pelas “gentes da terra” que aprovavam os vários desempenhos da nossa comunidade escolar presente. A atividade foi finalizada num grande convívio, com a degustação das broas de milho e bolas de carne e de peixe cozidas.

“Todos ficaram mais ricos com a participação nesta atividade, uns por aprenderem tradições antigas, outros por as reviverem e os locais por terem gente de fora a apreciar e valorizar os seus conhecimentos, costumes e tradições”.

texto: IDL