IDL distinguido com o Galardão AEEP 2022.

2022-10-14 12:11

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Duarte de Lemos (IDL) foi distinguido com o Galardão AEEP 2022, pelos seus 25 anos de Serviço à Educação, em cerimónia organizada pela Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e que teve lugar a 12 de outubro, na Academia das Ciências de Lisboa.

O IDL esteve representado nesta cerimónia pelos fundadores do colégio, em 1997, José António Coelho e Maria de Lurdes Coelho, que desempenharam igualmente as funções de diretores pedagógicos, Jorge Almeida Castro e Cláudia Matos, atuais proprietários e administradores do IDL e pelo diretor pedagógico, António Pinho. Esteve igualmente presente João Coelho, membro da anterior administração e direção pedagógica.

"Tratou-se de um momento de elevado significado para o Instituto Duarte de Lemos, que viu reconhecida pelos seus pares a ação educativa desenvolvida ao longo de 25 anos de história, marcados por várias alterações internas e externas, ocorrendo a mais profunda em 2019, com a mudança de proprietários e total refundação do Compromisso Educativo estabelecido com as Famílias e a própria comunidade".

 

 

(O Instituto Duarte de Lemos nasceu em 1997, tendo os seus fundadores empreendido edificar uma nova escola no Concelho de Águeda, onde a oferta era, nessa altura, claramente insuficiente. Após uma maratona de ritmos elevadíssimo, peripécias e dores de cabeça, foi alcançado o objetivo e a 19 de setembro a nova escola recebia os pais e alunos no ginásio. O Instituto Duarte de Lemos abria as portas. Já era oficial: havíamos deixado se ser construtores civis para sermos, agora sim, construtores de cultura, de saberes e de valores, a nossa real vocação. - Este é um excerto da mensagem publicada no antigo jornal do colégio 'O Fidalgo', "aquando da passagem do seu 10.º aniversário, demonstrando assim o espírito decidido, arrojado e inovador que esteve na origem desta instituição escolar". Com o término dos contratos de associação, o IDL mudou de proprietário em 2019 e tornou-se um Colégio completamente privado, sem qualquer apoio ou subsídio estatal. Numa nova lógica de funcionamento e de serviço à comunidade, renovou-se e refundou o seu Compromisso Educativo. Apresenta-se hoje numa dimensão regional, nacional e internacional, acompanhando as novas tendências em educação e formação, posicionando-se como um Colégio onde cada criança e cada estudante (o designado ‘Cidadão IDL’) é capacitado e motivado por respeito à sua inteligência múltipla própria. Ao atingir 25 anos, as chamadas bodas de prata, o IDL é claramente uma opção para as famílias e outros responsáveis de educação que acreditam que devem dar uma educação mais capaz aos seus educandos. O IDL é uma alternativa para todos quantos acreditam na possibilidade de a escola educar cidadãos mais capazes e mais felizes. O IDL está destinado a todos. Mas o IDL apresenta-se sobretudo junto de famílias – tenham elas a configuração que tiverem – que pensam o mundo e veem o mundo como ele é hoje e como ele tende a tornar-se. E por isso querem uma determinada educação para viver nesse mundo. Uma determinada educação – do berço até ao ensino superior – para os seus educandos; uma educação melhor e com futuro para o seu bem mais precioso.)