IDL assina protocolo de cooperação com o PMI Portugal.

2020-07-21 11:40

Categoria: 

Concelho: 

O PMI Portugal Chapter – Representação oficial do PMI em Portugal, é uma associação que representa em Portugal o PMI - Project Management Institute, uma associação de referência mundial na produção de documentos orientadores, metodologias e standards, para os profissionais que gerem projetos, programas e portfólios de projetos.

O PMI promove uma Fundação – a Project Management Institute Educational Foundation, que é uma instituição cujo principal objetivo é promover o desenvolvimento económico, educacional, cultural e social através da aplicação, desenvolvimento e promoção dos conceitos, teorias e competências de gestão de projetos.

O PMI Portugal está a desenvolver um programa designado “PMI Portugal nas Escolas” que visa disseminar as boas práticas, as técnicas, as ferramentas, as metodologias e a linguagem de gestão de projetos nas escolas portuguesas, apoiando os professores na missão de “ensinar a aprender”. Através da linguagem universal da gestão de projetos, esta iniciativa possibilita o desenvolvimento de competências fundamentais para a educação do futuro, designadamente os 4 C´s, Comunicação, Colaboração, espírito Crítico e Criatividade, essenciais para a aprendizagem ao longo da vida.

Nesse sentido, o Instituto Duarte de Lemos associou-se a esta entidade, beneficiando de apoio técnico ao nível da gestão de projetos pedagógicos que envolvam toda a escola e a própria comunidade onde esta se insere.

"A utilização da ferramenta de gestão de projetos, que agora adotamos e que em conjunto com o PMI Portugal pretendemos disseminar na nossa escola, promove nos alunos a autonomia e a responsabilidade, a par com valores de cidadania", é referido.

O protocolo entre o Instituto Duarte de Lemos e o PMI Portugal foi assinado na passada semana por Jorge de Almeida Castro, Administrador do IDL, e por Isabelina Jorge, Gestora do Programa PMI Portugal nas Escolas.

O primeiro projeto resultante desta parceria será a construção de um Bio Parque Sensorial numa das zonas verdes do Instituto Duarte de Lemos. Este projeto visa criar um espaço promotor do desenvolvimento motor, psicológico, social, sensorial e cognitivo, impulsionador da autonomia e criatividade dos alunos.

Promover a consciência ambiental, levando os alunos a usufruir dos espaços verdes ao ar livre, neste caso, enriquecido através da reutilização e reciclagem de materiais, é outro dos grandes desígnios deste projeto, em articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

No Instituto Duarte de Lemos visamos preparar os alunos para enfrentar as várias fases da sua formação, mas, sobretudo, capacitá-los para enfrentar um mundo em constante evolução, acreditando que este protocolo, e tudo o que a ele está associado, será mais um importante contributo para essa missão.