ICNF autoriza regresso ao abate de árvores previstas no Plano de Gestão Florestal das Dunas de Ovar.

2022-03-29 10:32

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas anuncia o recomeço das ações de abate de árvores previstas no Plano de Gestão Florestal do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar.

Depois das queixas e de uma análise que levou à suspensão dos trabalhos de abate, o ICNF conclui que as ações de “corte de arvoredo previstas no plano de gestão florestal do PFDO estão de acordo com as normas e disposições legais e podem ser retomadas”.

O inquérito tinha sido ordenado a 22 de Fevereiro com suspensão dos trabalhos por 30 dias.

Quanto ao corte de árvores em talhões localizados a menos de 500 metros do mar, o inquérito constitui por uma exceção justificada.

“Os talhões 3 e 7, embora se localizem dentro da faixa dos 500 metros, não possuem funções de proteção contra a erosão da linha de costa, uma vez que entre esses e o mar se desenvolve área urbana consolidada, que assume por si a função de proteção, não sendo tecnicamente justificável a aplicação da regra de exclusão acima referida”.

O abate estava a ser contestado por coletivos, movimentos e alguns partidos políticos com a suspeita de que o abate poderia ter agenda escondida mas a autarquia assegurou cumprir o previsto em plano.