Hospital de Ovar retoma atividade cirúrgica.

2021-02-25 16:14

Categoria: 

Concelho: 

A atividade cirúrgica no Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar), suspensa desde 12 de janeiro devido à pandemia de Covid-19, retoma nas várias especialidades na próxima segunda-feira.

“A estratégia de retoma e o seu enquadramento temporal tiveram em consideração o contexto da instituição, incluindo a avaliação da capacidade instalada, a disponibilidade de recursos humanos e técnicos, as especificidades de cada especialidade cirúrgica e a atual situação epidemiológica, um trabalho realizado em articulação com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e com as instituições de saúde da região”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.

A unidade reconfigurou a sua atividade durante este período crítico, reforçando para mais do dobro a sua capacidade de internamento. De 16 camas de Medicina Interna, passou a contar com 36 camas dedicadas a doentes não Covid, possibilitando aliviar alguma pressão vivida nos hospitais de referência - sobretudo o Centro Hospital de Entre Douro e Vouga e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga – para que pudessem acolher mais doentes Covid em enfermaria ou em cuidados intensivos. “Para que isto fosse possível e conseguirmos responder ao apelo da ARS e dos hospitais de referência, foi necessário suspender as cirurgias e alocarmos as camas à Medicina Interna, bem como reativarmos novamente a enfermaria criada no ginásio da Medicina Física e de Reabilitação, cuja atividade foi transferida para os Bombeiros de Ovar”, explica Luís Miguel Ferreira.

Também o programa de produção adicional interna – com a realização de atividade cirúrgica ao fim de semana – arranca no próximo dia 05 de março, permitindo recuperar parte da lista de inscritos para cirurgias em diferentes especialidades, como urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia ou cirurgia geral, depois da atividade assistencial não urgente ter sido suspensa por força das circunstâncias pandémicas. “As limitações à atividade cirúrgica impostas pelas medidas de saúde pública nesta fase crítica da pandemia implicaram alterações significativas no nosso funcionamento, designadamente com o consequente aumento do tempo de espera dos utentes com indicação cirúrgica”, acrescenta o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar.

Recorde-se que esta unidade hospitalar conta apenas com uma sala de cirurgias, aguardando-se neste momento a viabilização superior para que se proceda à abertura de concurso público, tendo em vista a concretização da tão ambicionada obra de reabilitação e ampliação do Bloco Operatório.