Hospital de Aveiro acolhe palestra de especialista em ética.

2017-06-01 16:15

Categoria: 

Concelho: 

O Salão Nobre do Hospital de Aveiro acolhe uma palestra promovida pela Comissão de Ética do CHBV, sobre as Relações Interprofissionais de Saúde e Doentes.

O convidado é Filipe Almeida, professor e diretor do Departamento de Educação e Simulação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Foi escolhido pelo Papa Francisco para integrar a Academia Pontifícia para a Vida (APV) na qualidade de consultor.

Para além dos cargos ocupados na FMUP, Filipe Almeida trabalha no Centro Hospitalar de São João como Assistente Hospitalar de Pediatria e é especialista em Cuidados Intensivos Pediátricos. Dirige a Comissão de Ética e o Serviço de Humanização existente nesse centro hospitalar.

Tem-se destacado a nível nacional como diretor do Centro de Estudos de Bioética, sendo também membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e do Instituto de Bioética da

Universidade Católica Portuguesa.

É ainda presidente, desde 2007, da Comissão para a admissibilidade e colheita de órgãos para transplantação a partir de dador vivo.

A palestra está marcada para as 10h30 no Hospital de Aveiro.