Horizontes da Física regressa com palestra sobre alterações climáticas.

2015-03-11 09:25

Categoria: 

Concelho: 

Horizontes da Física 6 regressa para a segunda conferência do mês. Pedro Soares (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) irá discutir as “Alterações climáticas: Certezas e incertezas”. O clima na Terra tem mudado ao longo dos tempos. Nos últimos 650 mil anos houve sete ciclos de avanço e recuo dos glaciares, tendo o fim da última idade do gelo ocorrido há cerca de sete mil anos atrás, dando início à era climática moderna, aquela em que a civilização humana floriu. A maioria das alterações climáticas anteriores à era moderna são atribuídas a pequenas variações na órbita terrestre que conduziram a diferenças na quantidade de energia solar recebida pelo planeta.

O tendência atual de aquecimento é particularmente significativa porque pode ter sido induzida pelo homem, e porque está a ocorrer a um ritmo sem precedentes nos últimos mil e trezentos anos. O presente aquecimento global resulta de uma intensificação no efeito de estufa. Não só é importante compreender as causas e as consequências do efeito de estufa, como também é necessário delinear as medidas a tomar para controlar e minimizar os seus resultados.

Esta é a segunda de quatro palestras que compõe o “Horizontes da Física 6”. As duas seguintes decorrerão também durante o mês de março, às quartas-feiras pelas 21h30 (dias 18 e 25 de março de 2015), no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Os “Horizontes da Física 6” é um evento bienal que tem como objetivo divulgar e promover junto da população uma ciência por vezes ainda tão inacessível às massas, a Física.