'Horizontes da Física' começam esta quarta-feira em Aveiro.

2023-02-28 16:48

Categoria: 

Concelho: 

A nona edição do “Horizontes da Física” apresenta quatro palestras, com quatro temas da área da Física, em quatro noites do mês de Março.

A participação no evento é livre e os temas escolhidos para este ano "prometem despertar o interesse até dos menos curiosos", refere a organização do evento.

Tendo como público-alvo, tanto a comunidade académica como o público em geral, o principal objetivo deste evento é divulgar e promover junto da população "uma ciência por vezes ainda tão inacessível às massas e ao mesmo tempo presente no nosso dia-a-dia, a Física".

Este evento surgiu pela primeira vez no Ano Internacional da Física (2005) e, desde então, realiza-se a cada dois anos tendo sido interrompido apenas em 2021 devido à pandemia.

A nona edição do Horizontes da Física apresenta quatro palestras, com quatro temas da área da Física, nas noites de quarta-feira do mês de março (dias 1, 8, 15 e 22), pelas 21h30 na Reitoria da Universidade de Aveiro – Auditório Renato Araújo.

Os temas escolhidos prometem, uma vez mais, ser do interesse de todos e conta com sete convidados reconhecidos internacional, vindos de diferentes instituições e áreas de investigação. "Num discurso simples, serão abordadas algumas das áreas mais cativantes da Física, nomeadamente, os novos caminhos que se abrem à comunicação e à computação quânticas com os trabalhos científicos premiados pelo Nobel da Física em 2022, o percurso de quatro mulheres na ciência e na indústria, a monitorização de potenciais perigos para a Humanidade vindas do espaço, assim como as missões realizadas em asteroides, ou o papel de Portugal na Europa com a produção de energias alternativas".

A entrada é livre e gratuita em todas as conferências e a FISUA irá emitir certificados de participação para todos aqueles que assistirem a pelo menos três das quatro palestras.