Hidrogénio na agenda das empresas do distrito.

2023-03-29 15:01

Categoria: 

Concelho: 

O hidrogénio na agenda das empresas do distrito.

A Floene promoveu hoje, em Aveiro, o segundo workshop do projeto Indústria de Futuro.

O Roteiro para a Introdução dos Gases Renováveis no Setor Industrial Nacional, uma iniciativa que pretende apoiar empresas e indústrias no desenvolvimento de planos de transição para a descarbonização dos seus processos através dos gases renováveis, como o Hidrogénio ou o Biometano.

O workshop, que decorreu nas instalações da Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, foi o segundo de um conjunto de seis workshops que irão percorrer várias regiões do País, ao longo dos próximos meses, destacando o papel que os gases renováveis podem desempenhar na otimização da eficiência energética e na descarbonização dos processos industriais.

Estes eventos integram um projeto pioneiro em Portugal – desenvolvido pela Floene para a Indústria – financiado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

No workshop, o especialista Sander Gersen, da consultora DNV, fez uma apresentação sobre a transição para o hidrogénio enquanto combustível em processos industriais.

Numa componente mais prática da sessão, Lucas Marcon, do INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, apresentou uma ferramenta tecnológica para apoiar a indústria a levar a cabo o seu próprio auto-diagnóstico de eficiência energética.

Gabriel Sousa, CEO da Floene, destacou que “o Roteiro pretende evidenciar a importância dos ganhos de eficiência, ambientais e em termos de economia circular, associados à implementação de gases renováveis, como o hidrogénio verde e o biometano, para a descarbonização progressiva dos processos industriais, em linha com as metas do programa europeu REPowerEU de aumentar significativamente, até 2030, a produção e consumo destes gases renováveis”.

José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, destacou a “relevância desta iniciativa, numa região que acolhe numerosas indústrias fortemente consumidoras de energia, mas onde existem igualmente oportunidades para a produção de gases renováveis com origem em resíduos urbanos e agrícolas, suscetíveis de contribuir para a descarbonização dos processos, com evidentes mais-valias ambientais e em termos de economia circular”.

A implementação do Roteiro, que se prolonga até ao próximo ano, passa pela realização dos seis workshops, assim como inquéritos setoriais e energéticos, seminários e cursos de formação, sendo os resultados apresentados numa conferência no final do projeto.