Helga Correia desconfia de obra de 75 milhões na modernização da linha do Vouga.

2019-02-07 16:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD Helga Correia quer saber se a projetada requalificação da Linha do Vale do Vouga será feita na totalidade e se contempla a ligação à Linha do Norte.

Numa interpelação ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, na Assembleia da República, a parlamentar social democrata recordou que os 75 milhões de euros anunciados não são suficientes para cumprir todo o projeto.

“O senhor secretário de Estado esteve nas comemorações e certamente conhece os valores – 95 milhões de euros para a requalificação no que toca a passageiros, e, se incluirmos as mercadorias, serão necessários 165 milhões de euros” – recordou Helga Correia, referindo-se ao 110º aniversário que a ferrovia celebrou em novembro último e a cuja cerimónia assistiu o governante.

Na audição ao ministro, a deputada aveirense exigiu uma resposta sobre se a anunciada requalificação ”vai avançar, se vai ser feita na sua totalidade e se integra a ligação da Linha do Vouga à Linha do Norte, com a alteração da bitola, que é essencial para esta ligação”.

Helga Coreia sublinhou, na ocasião, que a Linha do Vouga “insere-se numa região com mais de 300 mil habitantes, fortemente empresarial, que contribui para o PIB nacional”, para enfatizar aquilo a que apelidou de “grandes fragilidades” da ferrovia, “que não serve as atuais necessidades da população”.