“Há um marco antes e depois do Festival dos Canais 2018” - Ribau Esteves.

2018-07-18 12:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro faz balanço positivo à 3ª edição do Festival dos Canais e assume “momento de crescimento e afirmação em termos de público” com “programação e promoção do património e da identidade de Aveiro”.

O evento, que durante cinco dias animou as praças, jardins e outros espaços públicos da Cidade dos Canais, mostrou a afirmação do evento garantindo a próxima edição, a acontecer de 10 a 14 de julho de 2019.

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, considera que “estão criadas as condições para que o Festival dos Canais se transforme num evento de referência a nível nacional e europeu, no âmbito da candidatura de Aveiro a Capital da Cultura 2027”.

Para além da programação o evento constituiu também “um acontecimento relevante de marketing territorial”, sublinha o Presidente da CMA, no qual o público teve uma parte ativa fundamental.

“Queremos agradecer a participação dos milhares de munícipes que participaram da festa que celebrou a nossa cidade e aos outros tantos cidadãos que trocaram os seus territórios pelo nosso, numa comunhão de apreço pela criatividade e pelo engenho das artes em espaço público”, enfatiza.

“A nossa Cidade já não será vivida da mesma forma. Há um marco antes e depois do Festival dos Canais 2018. O sangue novo do que trouxemos para as nossas ruas e praças, as companhias consagradas que nos confiaram estreias e primeiras internacionalizações e a entrega da comunidade à celebração dos Canais foram, sem dúvida, decisivas na prossecução deste objetivo” conclui.

A edição de 2019 do Festival dos Canais “irá contribuir para reforçar esse caminho que temos vindo a construir, para o afirmar como um dos maiores e melhores festivais da Europa nesse género”, refere o responsável pelo evento, José Pina.

O Diretor do Teatro Aveirense adianta que relativamente à 4ª edição, “iremos continuar a apostar nas artes em espaço público, no circo contemporâneo, nas instalações e na multimédia, como áreas prioritárias” sendo que “a música em novos formatos” irá servir “como eixo transversal” a tudo o que se desenrolará na Cidade.

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, através do Teatro Aveirense, o Festival dos Canais ofereceu gratuitamente à cidade mais de duas centenas de espetáculos, numa programação cultural e artística contemporânea que envolveu mais de 350 artistas, provenientes de 13 países, e mobilizou milhares de aveirenses e de visitantes. Durante cinco dias, a Cidade viveu um espírito de abertura e celebração, numa experiência coletiva de cultura partilhada, de vivência em comunidade e de arte feita quotidiano.