Greve na Função Pública pode parar o país na sexta.

2023-10-25 07:14

Categoria: 

Concelho: 

O Sindicato Independente dos Trabalhadores Organismos Públicos e Apoio Social diz que a greve marcada para sexta-feira vai dar sinal sobre a visão dos funcionários públicos quanto ao Orçamento de Estado.

O pré aviso de Greve é de 6 de Outubro e procura dar seguimento à luta dos trabalhadores.

Numa primeira fase foi o pessoal não docente a tomar posição mas na sexta será toda a Administração Pública.

Hospitais estarão em serviços mínimos, centros de saúde e estabelecimentos de ensino podem fechar, lojas de cidadão, segurança social entre outros organismos públicos, sejam eles serviços centrais, locais ou regionais deverão ser afetados.

“O miserável aumento salarial, não corresponde ao aumentos dos bens essenciais, e de toda a economia no geral. Cada vez é menos atrativo trabalhar na função pública, provocando uma falta de funcionários nos diversos setores, saúde, educação, finanças entre outros. A falta de investimento na área da saúde e educação irão ser um problema no futuro, com a falta de profissionais competentes, uma vez que as autarquias recorrem cada vez mais a trabalhadores precários, ou de contratos a termo”, acusa o SITOPAS que tem vindo a mostrar o seu desagrado com o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública, exercendo pressão para a diminuição dos pontos necessários para progressão na carreira, e a eliminação da totalidade das quotas de forma a serem reconhecidos “todos os excelentes trabalhadores”.