Governo não autoriza fogo de artifício na Torreira. Câmara da Murtosa garante Fogo de Artifício na Ria às 00h01 de segunda-feira.

2019-09-04 12:47

Categoria: 

Concelho: 

O Governo proibiu a realização de espetáculos de pirotecnia na Romaria de São paio da Torreira através de um despacho conjunto dos Ministérios da Administração Interna e Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, determinando a “proibição total da utilização de fogo‐de‐artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas”, como consequência da passagem para o nível de alerta vermelho de risco de incêndio, que vigora entre 00h00 de hoje e as 23h59 do dia 8 de Setembro.

Neste contexto o Município da Murtosa realizou algumas diligências junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil e da Secretaria de Estado da Administração Interna, no sentido de “ser atendida a especificidade do território da Murtosa e a singularidade dos fogos de artifício, no mar e na ria“, mas o Governo manifestou-se intransigente na proibição dos espetáculos, à semelhança do que já havia acontecido, no passado, noutros Concelhos em situações de alerta similares.

A Câmara da Murtosa protesta sublinhando que “não pondo em causa a necessidade de se tomarem medidas preventivas, tendo em conta o risco acrescido de fogo florestal associado às condições climatéricas (…) não aceitando uma proibição total e cega que não atende às caraterísticas de cada território e à tipologia e local de realização dos espetáculos de pirotecnia, com claros prejuízos para as dinâmicas sociais e económicas”.

Face ao impedimento de realizar os Fogos de Artifício da Romaria de São Paio da Torreira, por estarem dentro do período de proibição, o Município promoverá um espetáculo de Fogo de Artifício na Ria, de domingo para segunda (8 para 9 de Setembro), às 00h01, “que compilará os dois espetáculos anteriormente agendados”.