GNR trava rede que furtava e vendia veículos de alta cilindrada. Vagos nas áreas de busca.

2021-11-17 10:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu, deteve um homem de 69 anos e identificou cinco, com idades compreendidas entre os 35 e os 56 anos, no âmbito de um processo de furto de veículos de matrícula estrangeira.

Operação desencadeada na zona centro e norte do país e que passou por Vagos.

No âmbito de uma investigação por furto de veículos de matrícula estrangeira, que se iniciou no mês de março, foi possível apurar a existência de um esquema com origem em França e na Suíça, onde são furtados ou dados como furtados veículos de alta cilindrada, sendo esses veículos transportados para Portugal, onde são rececionados e desmantelados para depois serem vendidos em peças, ou vendidos com outras matrículas.

Ação que configura os crimes de furto qualificado, burla a seguros, recetação, falsificação e fraude fiscal.

No decorrer das diligências de investigação, foi dado cumprimento a sete mandados de busca domiciliária e a 252 buscas não domiciliárias, nomeadamente em oficinas e em locais onde os visados possuíam os veículos parqueados.

As buscas decorreram nos concelhos de São Pedro do Sul, Viseu, Mangualde, Sernancelhe, Vagos, Vila Nova de Famalicão, Celorico de Basto e Seia.

Da ação culminou a detenção de um homem de 69 anos por posse de armas proibidas, e foram constituídos arguidos cinco homens, com idades compreendidas entre os 35 e os 56 anos.

Quanto a material apreendido destacam-se 14 veículos de alta cilindrada; Várias matrículas associadas a veículos furtados; Documentos de identificação de veículos furtados; Conjuntos de punção para viciação dos números de chassis; Três máquinas de diagnóstico de veículos; material informático; oito catalisadores; duas caçadeiras; 47 cartuchos; Uma pistola de alarme; Uma pressão de ar; Dois bastões extensíveis e gás-pimenta.

Esta ação contou com o reforço de valências do Comando Territorial de Viseu, de Aveiro, de Braga e da Guarda.