GNR de S. M. Feira: Recuperação de réptil no espaço público.

2020-06-05 17:49

Categoria: 

Concelho: 

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Santa Maria da Feira, capturou uma cobra rateira, “Malpolon Monspessulanus”, com cerca de um metro e 20 centímetros de comprimento, na localidade de Lobão, concelho de Santa Maria da Feira.

"Após uma denúncia, a patrulha da GNR deslocou-se a uma serralharia onde se encontrava a cobra, tendo sido localizada e capturada pelos militares. Uma vez que o réptil não apresentava lesões, foi restituído ao seu habitat natural".

A cobra rateira alimenta-se à base de ratos, aves pequenas, lagartos e outras espécies de cobras sendo o réptil cuja área de distribuição melhor se ajusta ao domínio biogeográfico do Mediterrâneo Ocidental, distribuindo-se amplamente em todo o território nacional, sendo apenas escassa ou mesmo ausente nas zonas de menor altitude da faixa costeira de influência atlântica, entre Leiria e o Porto, e cujo período de hibernação é francamente amplo, desde meados de outubro até meados de março, período a partir do qual o registo de ocorrências envolvendo esta espécie é mais frequente.

A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente, constituiu-se como uma ferramenta de serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais.