Gastronomia de bordo regressa a Ílhavo no final deste mês.

2022-11-21 13:46

Categoria: 

Concelho: 

Gastronomia de bordo regressa a Ílhavo no final deste mês.

Os restaurantes do Município de Ílhavo propõem, de 29 de novembro a 11 de dezembro, um menu especial Gastronomia de Bordo, inspirado nos sabores da cozinha dos navios bacalhoeiros.

Esta é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo, que, nesta quinta edição, conta com a participação de 17 restaurantes.

Durante 13 dias, cada restaurante adiciona ao menu habitual a sua própria interpretação da Gastronomia de Bordo, com pelo menos três pratos ou entradas de bacalhau.

Tempura de línguas de bacalhau, pataniscas, ceviche de bacalhau, montaditos de bacalhau e salada de ovas são algumas das entradas disponíveis.

Como pratos principais há, por exemplo, lombo de bacalhau com risotto de línguas, ensopado de caras, tiburnada de bacalhau e bacalhau com crosta de alheira.

As experiências gastronómicas são para uma ou duas pessoas, com diferentes preços.

Gastronomia de Bordo pretende ser uma “homenagem às tradições, aos cozinheiros e aos pescadores do Município de Ílhavo, que dinamiza a economia local, em particular, a restauração”.

Em Município de tradição pesqueira, pescadores e marinheiros habituaram-se a refeições reconfortantes, como a chora, uma sopa preparada com cabeças de bacalhau frescas, e o feijão assado, entre outros pratos que incluíam as partes então consideradas "menos nobres" do bacalhau - as caras, as línguas, os samos e as espinhas.

Hoje em dia, estes derivados do bacalhau são petiscos muito apreciados, sobretudo no Município de Ílhavo, assumindo protagonismo nos menus do Gastronomia de Bordo.

Em paralelo, no Município de Ílhavo, decorre, de 30 de novembro a 4 de dezembro, o Leme – Festival de Circo Contemporâneo, que terá lugar em Ílhavo, Gafanha da Nazaré e Vista Alegre. Será um período de festa no município, com cultura e gastronomia em destaque.

 

Lista de Restaurantes aderentes:

A Praia do Tubarão

Bela Ria

Bronze Sea Food & Lounge Bar

Casa Velha – Hotel Ílhavo Plaza

Costa do Sal Hotel

Dona Mena

MarAdentro

Vista Alegre

Canastra do Fidalgo

Clube de Vela

Duna do Meio

Estrela do Mar

Marisqueira da Barra

O Gafanhoto

O Navegante

Tábua da Ria

Salsus