Gastronomia de Bordo regressa aos restaurantes do Município de Ílhavo.

2021-11-17 14:45

Categoria: 

Concelho: 

Os restaurantes do Município de Ílhavo regressam à Gastronomia de Bordo com edição no mês do Natal.

De 30 de novembro a 12 de dezembro, os restaurantes do Município de Ílhavo levam à mesa experiências gastronómicas inspiradas nos sabores da cozinha dos navios bacalhoeiros.

A inspiração nos sabores típicos das refeições confecionadas a bordo levou a autarquia a desafiar os restaurantes do município a reinterpretarem os pratos da gastronomia "bacalhoeira".

Serão 13 dias, ao jantar, com menus especiais.

Ao menu habitual, os restaurantes aderentes acrescentam uma experiência gastronómica, composta por, no mínimo, três pratos de bacalhau e seus derivados, numa combinação de entradas e pratos principais, para uma ou duas pessoas, com diferentes preços.

Cada restaurante aderente elabora a sua própria carta de entradas e de pratos principais.

Nas entradas, as pataniscas, as caras fritas, a chora, a bruschetta de ovas de bacalhau são algumas das iguarias mais desejadas.

Já nos pratos principais, a feijoada de samos, a caldeirada de línguas, o feijão assado com línguas e o arroz de feijão com boininhas e caras fritas são sempre um cartão de visita da gastronomia local.

Além das experiências gastronómicas, o Festival Gastronomia de Bordo inclui as visitas culturais “Sentidos de Mar”, associadas à cultura marítima do município que serão divulgadas em breve, entre outras novidades desta edição.

A autarquia lembra que o Festival Gastronomia de Bordo “é uma homenagem às tradições, aos cozinheiros e aos pescadores do Município de Ílhavo, que dinamiza a economia local, em particular, a restauração”.

Este evento integra o projeto “Territórios com História: O Mar, as Pescas e as Comunidades” e é cofinanciado pelo CENTRO2020, PORTUGAL2020 e pela União Europeia, através do FEDER.