Gafanha da Nazaré: Alunos incentivados a conhecer mais sobre histórias da sua terra.

2023-01-27 09:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O futuro Patrono da Escola Básica da Gafanha da Nazaré diz que ao fim de anos de estudo não consegue determinar, em bom rigor, a origem do nome Gafanha que tem sido associado a junco, terreno árido, à existência de leprosos entre outras teorias.

Fernando Martins, cujo nome vai ser atribuído ao antigo Ciclo Preparatório da gafanha da Nazaré, admite que há um campo de estudo fértil para poder explorar este tema.

Assume gosto pela investigação e diz que tem sido uma forma de manter a sua vida activa (com áudio)

A história, património e raízes das Freguesias do Concelho de Ílhavo estiveram em destaque numa Tertúlia Cultural realizada na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.

Conversa com a presença de atuais e antigos docentes.

Fernando Martins, Maria Teresa Reigota e João Henriques falaram de experiências diversas ao longo da sua vida e do seu objeto de estudo.

Antiga Professora primária, Maria Teresa Reigota, lembra que a vida no passado era muito diferente da atual.

Ainda assim vê algumas marcas desse passado em que a sociedade patrialcal era vincada à mesa e nas possibilidades de cumprir “sonhos de vida”. (com áudio)

Maria Teresa Reigota mantém dedicação à investigação etnográfica fruto da ligação ao Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo.

João Henriques regressou quase duas décadas depois à Escola onde deu aulas no início de carreira.

É docente e escritor e não esconde que a base documental sobre a história e as estórias do Município de Ílhavo são fonte de inspiração na escrita de romances e outras obras.

Conhecimento que entende como útil para todos quantos pretendem viver uma vida com fundações sólidas (com áudio).

Docentes numa conversa que pretende incutir nas crianças e jovens estudantes o gosto pela história das suas terras.