Gafanha da Encarnação: GNR interceta viatura com 16 toneladas de pescado congelado impróprio da consumo.

2023-05-29 10:00

Categoria: 

Concelho: 

A Unidade de Controlo Costeiro, da GNR, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu na passada quinta-feira, dia 25 de maio, 16 toneladas de pescado congelado impróprio para consumo.

Essa apreensão aconteceu na freguesia da Gafanha da Encarnação no decorrer de uma operação que visava o controlo de cumprimento das regras de captura e desembarque, transporte e acondicionamento de pescado fresco e congelado.

A viatura pesada de mercadorias transportava 16 084 quilos de pescado congelado de diversas espécies, “indevidamente rotulado” e “impróprio para consumo humano”.

No decorrer da ação foi identificado o condutor da viatura, um homem de 40 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação à empresa transportadora, cuja coima máxima pode atingir um valor de 44 890 euros, por não se encontrar devidamente licenciada e registada para operar com subprodutos de origem animal, não tendo também apresentado qualquer guia de acompanhamento de subprodutos.

A GNR relembra as condições a que deve obedecer a recolha, transporte, armazenagem, manuseamento, transformação, eliminação, colocação no mercado, exportação e utilização dos subprodutos animais e seus derivados, estando estes definidos em regulamentos próprios, visando assegurar a segurança alimentar e a higiene pública veterinária.

 

foto: GNR