Gafanha da Encarnação: Entidades públicas vão ao terreno 11 dias depois perceber causas de descarga de dejetos na ria.

2020-01-17 07:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Administração da Região Hidrográfica do Centro desloca-se hoje à gafanha da Encarnação para perceber as causas da descarga de dejetos na ria.

Anuncio feito pela Câmara de Ílhavo que está entre as entidades chamadas ao local para tentar perceber o que esteve na origem do problema.

Marcos Ré, vereador do ambiente, explica que logo no dia foram pedidas explicações à ADRA que recusou responsabilidades neste caso.

Quase duas semanas depois, as entidades públicas juntam-se para uma deslocação ao terreno.

Esta semana foi criticada a falta de tomada de posição enérgica das autarquias locais pelo movimento que denunciou o episódio.

O tema passou pelo debate político em reunião de Câmara e o vereador do ambiente assegura que tem acompanhado o processo (com áudio)

O tema foi levantado pelo vereador Eduardo Conde. O eleito do PS defende a criação de mecanismos de segurança nas estações do sistema de saneamento que evitem despejos sempre que há avarias (com áudio)

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, considera este episódio preocupante mas diz que há situações mais gravosas a sul numa referência às descargas na zona da Barrinha de Mira.

O autarca admite que é necessário trabalhar para encontrar soluções para este tipo de situações que colocam em causa o ecossistema e a imagem da laguna (com audio)