Futuro da ciência está ligado aos recursos humanos, ambiente e indústria.

2023-07-05 10:45

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O futuro da ciência está intimamente ligado às agendas da esconomia mas também à estabilidade dos recursos humanos.

A ideia marcou as primeiras horas da manhã no “Ciência 2023” que decorre na Universidade de Aveiro ao longo de três dias.

Mensagem partilhada por Portugal e Espanha.

Em dia marcado por um protesto de investigadores à porta da Reitoria, o reitor da Universidade de Aveiro afirma que essa é uma das preocupações à escala nacional e europeia.

Paulo Ferreira lembra que a captação de recursos humanos é decisiva para fazer o sistema funcionar (com áudio)

Os vínculos precários mereceram referência na abertura dos trabalhos sob o tema “Ciência e Oceano para além do horizonte”.

Diana Morant, Ministra da Ciência e da Inovação de Espanha, quis deixar palavra de incentivo e deixou garantias sobre o alinhamento das políticas.

Diz que Portugal e Espanha definiram o caminho e vão seguir em conjunto nesse esforço de garantir estabilidade ao sistema cientítico e na vontade de colocar as empresas e os investigadores cada vez mais próximos (com áudio)

As ligações da agenda política ao sistema científico mereceu também refeência do autarca de Aveiro na abertura dos trabalhos.

Ribau Esteves quis deixar palavra sobre um dossiê que preocupa as comunidades piscatórias.

Lembra que a elaboração do plano de afetação de áreas marítimas para energias renováveis deve merecer maior envolvimento do setor científico (com áudio)