Fundação Mão Amiga e parceiros reabilitam casas de família em Sever do Vouga com a ajuda de jovens voluntários.

2018-07-17 15:48

Categoria: 

Concelho: 

A Fundação Mão Amiga, instituição de cariz solidário, promove um projeto de reabilitação habitacional de oito casas de famílias do Concelho de Sever do Vouga, em parceria com a Câmara Municipal de Sever do Vouga e a Associação “Just a Change”, bem como outros investidores e parceiros sociais, "para melhorar as condições residenciais e de vida destas famílias".

Entre os dias 18 e 29 de Julho, 42 jovens voluntários instalam-se em Sever do Vouga para proceder a obras de reabilitação de habitações degradadas, orientados por mestres de obra e apoiados por várias instituições da comunidade local. "O nosso projeto visa a melhoria habitacional, para proporcionar aos beneficiários uma vida mais condigna, segura, higiénica e confortável. Sendo a recuperação efetuada por jovens, ajuda a desenvolver uma dinâmica diferente na habitação e no agregado familiar. Criam-se laços fortes de amizade, companheirismo e, ao mesmo tempo, envolvem os próprios membros da família nesta mudança", explica Edite Matos, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Mão Amiga.

O grupo de voluntários é constituído por estudantes universitários que chegam de todo o País através da associação “Just a Change”, por bolseiros da Fundação Mão Amiga, por estudantes da Universidade de Aveiro, e por jovens de Sever do Vouga. Edite Matos mostra a importância da interação entre os jovens voluntários e os beneficiários destas intervenções de requalificação. "O desenvolvimento psicossocial é notório, os jovens são promotores de mudança nestes habitantes, incentivando para um estilo de vida mais saudável e para a auto-sustentabilidade, com melhorias de inserção positiva na comunidade".

A requalificação das casas engloba a substituição de telhados, forros e soalhos, e a melhoria ou construção de casas de banho, bem como outras obras específicas adequadas às necessidades de cada habitação. A intervenção planeada permite a cada família continuar a residir na sua habitação durante as obras. "A Câmara Municipal de Sever do Vouga participa ativamente neste projeto, que abraçou connosco desde o início, quer na reconstrução, quer no alojamento dos jovens e na logística", frisa ainda Edite Matos.

Algumas das famílias envolvidas neste projeto iniciaram o seu processo através de candidatura voluntária, e as restantes foram selecionadas em conjunto pela Fundação Mão Amiga e pela autarquia de Sever do Vouga. Trata-se de famílias comprovadamente carenciadas e com habitações degradadas.