Fundação ”la Caixa” premeia investigação da UA de tratamento por nanopartículas para as lesões na espinal medula.

2021-09-16 10:45

Categoria: 

Concelho: 

A Fundação ”la Caixa” apoia três projetos biomédicos inovadores para que os seus resultados cheguem à sociedade e há um que nasce na Universidade de Aveiro.

Projetos nacionais no âmbito do Concurso CaixaResearch Validate 2021, que tem como objetivo promover a inovação e a transferência tecnológica para a sociedade e o mercado.

Os projetos selecionados têm como objetivo a libertação de medicamentos mediada por nanopartículas para as lesões na espinal medula, a criação de uma tampa inteligente para a esterilização de cateteres e a inativação de bactérias como alternativa aos antibióticos.

O projeto “NanoSpin: libertação de medicamentos mediada por nanopartículas para as lesões na espinal medula” é liderado pelo investigador Diogo Trigo (Universidade de Aveiro)

Todos os anos, entre 250 000 e 500 000 pessoas sofrem uma lesão na espinal medula (LEM).

Os sintomas são muito diversos e incluem a perda permanente das funções motoras, dor crónica ou perda do controlo dos esfíncteres.

Dado que a recuperação após uma LEM está diretamente correlacionada com o grau de regeneração, as investigações atuais focaram-se em estimular o crescimento dos axónios no lugar da lesão.

No entanto, os neurónios centrais possuem uma capacidade de regeneração extremamente limitada e, até à data, nenhum estudo alcançou resultados clinicamente significativos.

Os investigadores desenvolveram um tratamento inovador, denominado NanoSpin, no qual são administradas nanopartículas carregadas com medicamentos pró-regenerativos nos neurónios afetados.

Este método consiste na libertação gradual do medicamento, o que, por um lado, inibe a formação de uma cicatriz glial, que pode impedir a recuperação funcional completa e, por outro lado, ativa os mecanismos de regeneração neuronal.

Atualmente, estão a trabalhar na validação pré-clínica desta tecnologia.