Freguesia da Branca promove Festival Romano.

2017-06-02 09:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festival “Talabrigae Ex-Libris” toma conta da Branca. O Parque do Porto Riba, no lugar de Soutelo, na Branca, regressa ao tempo dos Romanos em três dias de atividade.

Numa coorganização APPACDM de Albergaria-a-Velha e Câmara Municipal, o evento visa recriar um período histórico que deixou vestígios na freguesia, mas também angariar fundos para a melhoria dos serviços prestados pela instituição de apoio aos indivíduos com deficiência mental.

Ao longo do fim de semana os visitantes podem encontrar um conjunto de cenários que evocam a época romana, e vai ser possível recriar uma Aldeia Celta, termas, um templo, uma albergaria, um anfiteatro e a “fazenda dos animais”, com voos de aves e a prática de augúrios.

Destacam-se ainda várias áreas de venda de artesanato e produtos locais. O programa do Festival Romano inclui diversas recriações históricas, música, teatro e demonstrações de ofícios, com o envolvimento de cerca de 200 pessoas, entre figurantes e colaboradores.

Patrulhas de soldados romanos, emboscadas celtas ao acampamento, passeios a cavalo e desfiles com ninfas, sacerdotisas e outras figuras de época fazem parte do programa.

O preço do bilhete diário para o Festival “Talabriga, Ex-Libris” tem o preço de dois euros. O passe geral de livre acesso pode ser adquirido por três euros. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita. Todas as receitas de bilheteira revertem a favor da APPACDM de Albergariaa-Velha, que está a angariar fundos para a construção de uma novo Centro de Atividades

Ocupacionais e para a duplicação da capacidade do lar residencial. O festival abre portas, esta sexta, às 18h00.