Fraunhofer e Inovaria querem mostrar setor das tecnologias.

2023-06-05 10:47

Categoria: 

Concelho: 

A Inovaria, associação que agrupa empresas do setor das novas tecnologias, integra o projeto “Portuguese Hub ICT” como ponte para o mercado global das tecnologias.

Empresas da Região Norte e Centro são o foco desta aposta da Fraunhofer Portugal e da Inovaria para promover a visibilidade internacional das empresas portuguesas da área de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.

Este projeto tem como foco principal os subsetores da Indústria, da saúde digital e das Smartcities, pretendendo criar as condições para uma adequada formação de RH, inovação, cooperação entre os diversos agentes e dinamização de ações promocionais nos mercados externos que permitam responder à “insuficiente e inadequada” visibilidade externa do setor nacional das TIC.

A internacionalização é estratégica para empresas deste setor permitindo-lhes diversificar os mercados e reduzir o risco da sua atividade.

Este está a ser levado a cabo pela Associação Fraunhofer Portugal Research e pela Inova Ria e pretende impactar as áreas da Indústria 4.0, Digital Healtcare e Smartcities.

Os objetivos operacionais passam por dar acesso a novas competências, boas práticas e conhecimento gerados em espaços com forte dinâmica de inovação, procurando internalizá-los e integrá-los de forma criativa na atividade operacional das empresas.

As primeiras ações passam pela prospeção de mercado com viagem a vários países europeus e aos EUA.

E mostrar as capcidades instaladas em Portugal.

“Uma das finalidades é consciencializar alguns mercados europeus para o grau de especialização tecnológica e produtiva do setor TIC em Portugal, que é equiparado com qualquer outro país a nível mundial.

Desta forma, as PME terão mais oportunidades (inserção em cadeias de valor internacionais), logo, com impacto direto ao nível da criação de mais emprego e riqueza”.

O subsector TICE em Portugal tem registado uma significativa expansão e crescente reconhecimento internacional ao longo da última década.

Neste momento é composto por quase 23 mil empresas que empregam mais de 148 mil trabalhadores, com vendas superiores a 20,4 mil milhões de euros.

“Este é um setor maduro, dinâmico, resiliente e exportador, em que das 23 mil empresas, mais de 5.600 são exportadoras que representam 6,600 milhões de euros de vendas. Na sua grande parte, são empresas de pequena dimensão, tendo em conta que 92,3% das empresas têm menos de 10 trabalhadores”, esclarece o consórcio.

 

Foto: arquivo inovaria