Francisco Louçã em palestra na Escola de Gestão de Águeda.

2017-03-16 08:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Francisco Louçã dá palestra na ESTGA-UA sobre riscos e possíveis remédios para a economia nacional.

É sobre “Os riscos da economia portuguesa e os remédios possíveis” que Francisco Louçã, Professor Catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, vai falar esta quinta-feira, às 14h30, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Águeda da Universidade de Aveiro.

O progresso da economia portuguesa durante o início do século XXI foi caracterizado por um baixo crescimento do PIB e por diversas situações de desequilíbrios macroeconómicos. Com a crise das dívidas soberanas da zona do euro e as consequentes dificuldades de acesso a financiamento externo, a situação tornou-se insustentável, culminando com o pedido de assistência financeira à denominada Troika.

Após o período de ajustamento forçado a que a economia nacional foi sujeita, o seu crescimento no futuro dependerá de medidas com impactos a variadíssimos níveis, nomeadamente na despesa e poupança, na forma de utilização do capital e trabalho em investimentos cuidadosos, nas necessidades de qualificação, na aposta na inovação, entre outros fatores.

O professor do ISEG contextualizará a recente situação da economia nacional do ponto de vista conjuntural e estrutural e perspetivará quais as medidas necessárias para devolver a economia portuguesa a uma trajetória de crescimento sustentado, num cenário económico internacional instável e num quadro pós-resgate financeiro.