Fórum do Património dedicado ao tema 'Cidadania e Associativismo pelo Património' decorre na Universidade de Aveiro.

2019-11-14 16:10

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Património e turismo em debate na Universidade de Aveiro com referência aos processos de participação pública na tomada de decisão dos poderes públicos.

A Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, conjuntamente com a Universidade de Aveiro e diversas outras Associações nacionais e entidades espanholas, promoveu um debate sobre questões atuais desde a participação pública, à descentralização da cultura, passando pelas transformações que estão a ocorrer nas cidades devido a flutuações do turismo de massas.

O primeiro dia, esta quinta-feira, foi dirigido sobretudo às mais de 200 Associações que existem em Portugal nesta área, estando neste dia as entidades espanholas (Universidades, entidades do Estado e Associações) como observadoras e, amanhã, o 'grande debate' no contexto Ibérico, onde os representantes das Associações poderão participar.

São dois momentos distintos de debate onde se procurará obter uma visão Ibérica sobre a 'Cultura & Património' e o efeito do Turismo nestes segmentos.

Delfim Bismark, autarca em Albergaria-a-Velha, abordou a aposta feita naquele Concelho na preservação dos Moinhos, criando a Rota dos Moinhos para preservar este património local. (com áudio)

Sónia Filipe, da ADERAV, sublinhou a importância da atuação da Associação na preservação dos diferentes 'patrimónios aveirenses'. E deixou nota sobre os processos de participação pública.

Diz que as entidades promotores devem ouvir os cidadãos para lá dos formalismos das consultas públicas obrigatórias. Desafio ao entendimento sobre projetos com valorização de conteúdos (com áudio)

No primeiro dia de trabalhos destaque para a presença no painel de oradores de David Iguaz, do movimento Juntos pelo Rossio, que defendeu a sustentação das decisões respeitando a identidade dos locais.

Referência ao Rossio e ao braço de ferro mantido com a autarquia que incluiu estacionamento subterrâneo na reabilitação do Rossio (com áudio)