Formação Profissional cada vez mais próxima das empresas que admitem a criação de Escolas Profissionais dentro das suas instalações.

2023-01-18 16:55

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

As empresas admitem que a criação de Escolas Profissionais dentro das suas instalações é, hoje em dia, uma solução integrada capaz de responder aos desafios da formação e captação de recursos.

Ideia transmitida no encontro sobre 'Formação' promovido pela Escola Profissional de Aveiro, realizado esta tarde na Vista Alegre.

'Formação para Seniores' que se assumem como 'Tutores Profissionais' e que funcionam como 'Referência Profissional' foi o mote do encontro.

São soluções de parceria entre o sistema de ensino e as empresas que começa a ganhar mais força e que se inspira nas antigas indústrias com capacidade formativa.

João Vaz, Diretor de Recursos Humanos da empresa Herculano, do grupo Ferpinta, assumiu essa aposta na criação de uma Escola Técnica que respondesse à captação de recursos qualificados. (com áudio)

Procurar melhorar o processo de formação em contexto de trabalho de todos os envolvidos, facilitando, simultaneamente, a gestão dos procedimentos e metodologias que vão desde a gestão comportamental até à validação das competências é um dos desafios desta ação.

Jorge Castro, diretor da EPA, diz que o trabalho se faz em comunhão e parceria e assegura que esse esforço está para lá dos formalismos e dos protocolos. (com áudio)

Na abertura deste evento, o Presidente da Câmara de Ílhavo admitiu que o modelo de formação profisisonal em empresas é, cada vez mais, uma resposta necessária.

João Campolargo reconhece a pressão pela falta de recursos humanos. Admite que há procura e que o sistema de ensino deve aproximar-se cada vez mais das empresas e lembra que a própria autarquia tem mostrado abertura para acolher estagiários. (com áudio)