Formação académica é cada vez mais plano alternativo para atletas em final de carreira.

2020-06-25 10:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Poucos estão preparados para a transição no final das carreiras desportivas e os estudos podem ser uma forma de construir um futuro alternativo.

O ISCIA debateu o tema com com figuras mediáticas da cena desportiva e da gestão.

Tarantini, futebolista profissional e investigador, tem-se distinguido pelos estudos e pela forma como prepara o final da carreira.

Aos 36 anos confirma que o regresso aos estudos foi o passo certo (com áudio)

Jaime Pacheco, ex-futebolista profissional e treinador, reconhece que mesmo na casa dos 60 não entende porque não pode jogar.

A prática desportiva marca os atletas e trava, muitas vezes, a criação de alternativas (com áudio)

António Carapinheira, ex-futebolista, docente e investigador que desenvolveu uma tese de doutoramento sobre o final das carreiras dos atletas internacionais, defende que o final das carreiras é, por norma, um salto no vazio (com áudio)

O debate promovido pelo ISCIA e moderado por Rui Loura, Jornalista e comentador natural de Aveiro, abordou o tema "O Futuro joga-se hoje!" sobre a nova vida de um atleta profissional quando o final da carreira chega, como se processa a transição e que estratégias deve um atleta seguir de forma a preparar-se para o futuro e precaver-se ainda para algum imprevisto.