"Foi a excelência dos profissionais de saúde que permitiu gerir a maior ameaça à saúde global no século" - Rosa Reis Marques (ARSC)

2022-11-23 08:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O segundo dia do 3º Congresso Nacional de Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga debate a preparação das respostas para novas ameaças.

Os trabalhos decorrem em Ílhavo.

A Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro aproveitou a abertura para deixar agradecimento público aos profissionais pela entrega em fase crítica no combate à pandemia e prestação de cuidados correntes de saúde (com áudio).

Esta quarta-feira, dia 23, o dia começa com apresentação de Pósteres e a terceira Mesa, sobre o tema “Saúde Pública — preparação para a próxima ameaça”.

Participam Joana Vilas Boas (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), Ana Paula Ambrósio (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge), Paula Vasconcelos (Direção-Geral da Saúde) e Henrique Lopes (Task Force europeia para a COVID-19).

Ao meio-dia conferência “Emergências em Saúde Pública — Aprendizagem da COVID-19” com João Pedro Pimentel (Departamento de Saúde Pública da ARS Centro) e Graça Freitas (Direção-Geral da Saúde).

Depois do almoço, às 14h30, 4ª Mesa sobre “Cuidados de Saúde Primários - resposta em contexto de emergências de Saúde Pública”.

Os oradores são Rui Pedro Leitão (Unidade de Saúde Pública ACES Baixo Vouga), João Ribeiro (Equipa Regional de Apoio – Centro), Cristina Crespo (Equipa Regional de Apoio – Centro), Patrícia Martins (Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados ACES Baixo Vouga) e João Gonçalo (Departamento de Saúde Pública da ARS Centro).

Depois da Entrega de Prémios referentes às Comunicações Livres realiza-se a Sessão de Encerramento com João Campolargo, João Pedro Pimentel, Pedro Almeida e Alcino Santos (Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Baixo Vouga).

O evento de dois dias aborda a gestão da COVID-19 e faz reflexão sobre soluções para futuras ameaças.