Florinhas do Vouga mostram percurso de 75 anos numa exposição na antiga Capitania.

2015-04-08 15:27

Categoria: 

Concelho: 

As Florinhas do Vouga contam a história da publicidade dos seus produtos na exposição que está patente ao público, na Biblioteca Municipal de Aveiro, sob o título “75 anos de vida, 7 décadas e meia de publicidade ao serviço da comunidade”. A mostra de fotografias, notícias e cartazes, que retratam a atividade das Florinhas do Vouga, prossegue até ao dia 13 de abril. Criada pelo Bispo de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal, a instituição diocesana nasceu para dar resposta a necessidades sociais, tendo em especial atenção as crianças.

Ao longo das sete décadas e meia de serviço à comunidade, as Florinhas do Vouga consolidaram a missão de promover a inclusão social e os direitos fundamentais das Pessoas, alargando o quadro de competências e os recursos físicos. A sede e a Cozinha Social são o reflexo da atitude empreendedora da instituição e da referência de inovação, caridade e inclusão que a caracterizam.

A exposição é organizada pelas Florinhas do Vouga e deu início ao programa de comemorações dos 75 anos da Instituição Particular de Solidariedade Social, agraciada com a Medalha de Mérito Municipal em Prata, atribuída, em 1993, pelo Município de Aveiro.

Entretanto o Museu Arte Nova apresenta a exposição “O Gosto pelos Padrões no Movimento Arte Nova”, patente no edifício histórico até 31 de maio. A seleção de imagens revela os motivos, as cores, os traços, os desenhos, que identificam os padrões da Arte Nova. Aplicados à azulejaria, à indumentária, entre outras utilizações, os padrões exprimem a estilização dos desenhos e sugerem o ritmo e o movimento. A réplica dos elementos florísticos é outra característica dos padrões desta corrente estética que nasceu na Europa, nos finais do século XIX.