Finalmente temos a duna que tantos problemas deu como problema resolvido" - Fernando Caçoilo.

2020-06-27 10:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A empreitada de retirada de areia do porto de Aveiro deverá estar concluída antes do prazo, já em Agosto, algumas semanas antes do previsto.

Inicialmente estava previsto que a empreitada terminasse em Setembro mas os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo com recurso simultâneo a várias dragas e meios pesados em terra.

O fim da retirada de 2,3 milhões de metros cúbicos de areia, numa empreitada de 12 milhões de euros, com depósito de areia na frente marítima entre Costa Nova e Vagueira, deverá confirmar-se em Agosto.

A antiga “montanha” de areia no porto de Aveiro já desapareceu para dar lugar à criação de nova área de atividades logísticas.

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, acompanhou uma visita ao local com Administração do Porto de Aveiro e Agência Portuguesa do Ambiente.

Saudou o final de um passivo ambiental em defesa da orla costeira (com áudio)

Fátima Alves, presidente da administração portuária, revela satisfação pelo significado desta empreitada que abre caminho a mais uma fase de expansão  dos terminais portuários.

Assume que o porto de Aveiro tem condições para continuar a diferenciar-se na oferta logística (com áudio)

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, destacou o ritmo da obra visível já pelo fim do monte de areia.

Destacou essa aposta na resolução de um problema ambiental, no reforço da linha de costa e com estudo científico da Universidade de Aveiro para perceber a dinâmica na erosão costeira (com áudio)