Filme vencedor do Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu exibido em Aveiro.

2018-12-06 08:19

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro é palco da estreia em Portugal do filme vencedor do Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu (PE) de 2018, Woman at War, de Benedikt Erlingsson (Islândia, França, Ucrânia).

Inserida nos Lux Film Days, que levam os filmes finalistas do Prémio Lux a várias cidades do país, a sessão decorre no Cinema NOS, no Glicínias Plaza e tem entrada livre.

Woman at War conta a história de Halla, uma ecologista de 50 anos em Reiquiavique que decide enfrentar a indústria do alumínio num ato de justiceira solitária em prol da defesa do ambiente e contra o aquecimento global. 

Começa então a sabotar as linhas de alta tensão para paralisar a fábrica, mas a notícia de que foi aceite para adoção de uma criança na Ucrânia abala os seus planos.

O Lux é o prémio de cinema do Parlamento Europeu criado em 2007 para promover a produção cinematográfica europeia, fomentando a distribuição de filmes europeus na UE e estimulando o debate em torno de temas atuais.

Todos os anos, são nomeados três finalistas entre os filmes europeus cujo conteúdo verse a atualidade da integração europeia e temáticas controversas. 

Os nomeados são legendados nas 24 línguas oficiais da UE, o que significa um forte incentivo à distribuição dos filmes no circuito comercial. A escolha do filme vencedor é feita pelos 751 eurodeputados.