Filipe Teles integra conselho da associação europeia de políticas urbanas.

2015-10-15 08:10

Categoria: 

Concelho: 

Filipe Teles foi eleito para o conselho da associação europeia de políticas urbanas. O Pró-reitor da UA e docente no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território integra o Governing Board da European Urban Reserch Association. É, aliás, o único membro português do Governing Board da EURA, organismo constituído por 19 membros de 15 países europeus.

A eleição que decorreu paralelamente à conferência anual da associação e após indicação de dois membros do Governing Board, terá efeitos apenas a partir do próximo ano e durante quatro anos.

A EURA dedica-se a promover a investigação em Políticas Urbanas e a disseminação dos seus resultados pelos diversos públicos, incluindo os políticos e decisores europeus a quem, aliás, tem servido de interlocutor. A associação, para além de organizar conferências e uma Summer School anual, edita uma publicação científica com o título “Urban Research and Pratice”.

Filipe Teles leciona diversas disciplinas na área das Políticas Públicas, nomeadamente no âmbito da governação local e regional. É doutorado em Ciências Políticas pela UA e membro da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), tendo desenvolvido trabalho de investigação no âmbito da governação local, reforma territorial, liderança política e inovação.

O investigador e professor coordenou a equipa interinstitucional responsável pelo Quadro Comum de Investimentos da Região de Aveiro, a estratégia de desenvolvimento territorial para o próximo ciclo de programação comunitária. Tem, ainda, colaborado em diversos grupos de trabalho no âmbito da cooperação entre a UA e a Região. É membro da Associação Portuguesa de Ciência Política, da Political Studies Association (UK), e da International Political Science Association.