Festival promete magia da rádio em três dias de emissões no Centro Histórico de Ílhavo.

2015-05-19 23:08

Categoria: 

Concelho: 

A rádio centra atenções no festival “Rádio Faneca” e as emissões em 103.9 no Jardim Henriqueta Maia devolve a magia da rádio à zona história de Ílhavo em três dias de festival. O próprio nome do festival é inspirado na antiga Rádio Faneca que, a partir de uma cabine de som, era ouvida na rua, no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo, ao ritmo de discos pedidos com dedicatórias.

Entre os dias 29 e 31 de maio, a Rádio Faneca volta a ouvir-se, com um espírito rejuvenescido, no mesmo jardim ou através da frequência 103.9FM. Sob a coordenação de Maria Inês Santos e Vera Alvelos, a emissão de três dias terá uma programação diversificada, com uma rúbrica sobre as memórias da Rádio Faneca e dos ilhavenses, bem como notícias do quotidiano do Centro Histórico de Ílhavo e do próprio festival.

Tal como no passado, a emissão de rádio terá espaços de música, com uma playlist escolhida para o efeito, a partir da qual haverá discos pedidos e dedicatórias. A emissão de rádio despertará, também, a atenção dos mais novos, que, em determinados momentos, poderão “brincar às rádios”, experimentar dar voz à emissão, passar música e partilhar ideias.

Também pelas ondas hertzianas chegará o episódio único da radionovela “Mesa – teatro para ver com os ouvidos”, formada por atores amadores “recrutados” na comunidade, sob a direção de Graeme Pulley, com texto de Fernando Giestas. Este momento de teatro radiofónico estreia em 103.9FM e no Jardim Henriqueta Maia às 20h30 do dia 30 de maio (sábado), altura em que os convidados da iniciativa Casa Aberta estarão a jantar nas casas e becos do Centro Histórico de Ílhavo.

No encerramento do festival, às 21h30 do dia 31 de maio (domingo), a frequência 103.9FM volta a ser útil para assistir à sessão de cinema drive-in, com o clássico “Dirty Dancing - Dança Comigo”, em que o público poderá ouvir o som do filme a partir das colunas do seu automóvel, na praça do Centro Cultural de Ílhavo.

A emissão de rádio é, assim, o ponto de partida para um festival que convoca a comunidade a participar nos processos artísticos, apresentando uma programação de cruzamentos entre as artes performativas, visuais e a música.

Além dos diversos momentos vividos em torno da emissão da Rádio Faneca, existe um programa feito de percursos e descobertas pelo Centro Histórico desta cidade onde, em família, entre amigos ou sozinho, o público poderá explorar e conhecer as histórias, as vivências e a malha urbana única deste lugar.

O programa estende-se do Jardim Henriqueta Maia aos becos, vielas e ruas do Centro Histórico de Ílhavo, onde músicos, artistas e performers atuarão em palcos comuns e outros inusitados.