Festival Dunas de São Jacinto em edição especial.

2020-08-11 10:01

Categoria: 

Concelho: 

O Festival Dunas de São Jacinto regressa para uma edição especial de 21 a 23 de Agosto.

Segundo o município de Aveiro, dadas as circunstâncias extraordinárias da pandemia da COV1D-19, o festival vai decorrer num formato adaptado.

A música marca presença e o festival aéreo vai marcar, de novo, a paisagem.

Em termos de investimento, a CMA reduz o orçamento desta edição em 40%, passando de um investimento de 160.000€, em 2019, para 95.000€ na presente edição de 2020.

No arranque do evento (dia 21 de agosto), o destaque vai para o primeiro de dois espetáculos do “Aeroshow” (sexta e sábado), sempre às 23h00, onde dois planadores ingleses farão acrobacias aéreas sincronizadas com um espetáculo piromusical, no céu da baía de São Jacinto.

Antes, pelas 17h00, Dj Moniz inaugura o Palco Ondas, localizado na praia de São Jacinto, num Sunset “Ondulado”, que se repetirá nos três dias do evento.

Ao longo de todo o dia 21 será possível experimentar várias atividades desportivas e relacionadas com a bicicleta, que aliadas a ações de sensibilização ambiental irão permitir a todos os participantes desfrutar do território de São Jacinto, com especial destaque para a Avenida Marginal, que se encontrará fechada ao trânsito durante todo o Festival.

No sábado, dia 22 de agosto, segunda edição de um dos principais sucessos da edição do ano passado com o PRIO Air Show, pelas 15 horas.

Numa parceria entre a CMA e a empresa PRIO, São Jacinto será uma vez mais, palco da adrenalina dos voos acrobáticos de várias aeronaves, num evento que junta diversas companhias aéreas portuguesas.

A PRIO participará nesta tarde de adrenalina com o seu avião, aos comandos do Comandante Luís Garção.

As 17 horas será a vez do Dj Mexican Job animar o Palco Ondas e, das 21 às 23 horas um Trio Elétrico irá percorrer as principais vias de São Jacinto, animado pela artista Bárbara Tinoco.

A noite de dia 22 de agosto terminará com o segundo espetáculo piromusical do Aeroshow.

No domingo, dia 23 de agosto, o destaque vai para o espetáculo musical dos Ganda Malucos, em Trio Elétrico, das 17 às 19 horas, nas principais vias de São Jacinto, sendo que a edição de 2020 do Festival Dunas de São Jacinto terminará, pelas 19 horas, com uma performance artística na Avenida Marginal.

Haverá atividades de carácter desportivo, ambiental e musical.

A Associação Patrulheiros vai estar na praia de São Jacinto em ação de sensibilização para criar uma comunidade de voluntariado ambiental em Portugal.

As sessões de stand up paddle (SUP) e de canoagem, organizadas pelo Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf), o “Eco-Táxi”, ou animações performativas na Avenida Marginal, são algumas das principais propostas para os três dias de festival.

Os valores ambientais são outra das apostas deste evento, com várias ações de sensibilização ambiental e visitas à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e ao Centro de Interpretação.

O “Ferryboat” terá regime especial com percursos dedicados e travessias a metade do preço para os festivaleiros que se deslocarem a pé, de bicicleta ou de autocarro (linha 13).