Festival do Bacalhau reforça investimento e promete “cheiro a bacalhau” no Jardim Oudinot.

2015-08-03 15:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Festival do Bacalhau investe 230 mil euros na edição de 2015 e reafirma a aposta no mercado Ibérico. Entre 12 e 16 de Agosto o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, promete atrair milhares de visitantes de todo o país e da vizinha Espanha para além dos emigrantes que estão em gozo de férias.

Desta vez haverá venda de bacalhau e derivados no local numa das novidades anunciadas pela organização. Paulo Costa, vereador que tutela a organização, explica que é a forma de levar os “aromas” ao Festival e responder aos pedidos de muitas famílias que pretendiam adquirir derivados do bacalhau no local.

“Acontece com pessoas que chegam de fora, comem uma feijoada de samos, querem comprar e não sabem como. Vai ser possível comprar bacalhau e derivados. Tínhamos cheiro a bacalhau confecionado e agora vamos ter o cheiro a bacalhau na tenda Terra e Mar”.

A Câmara de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau apresentaram, esta segunda, o Festival do Bacalhau 2015. Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, defendeu que o investimento é essencial para dar força ao certame anunciando ligeiro aumento no investimento depois de um ano marcado por redução (com áudio).

A Confraria Gastronómica que partilha a organização com a autarquia de Ílhavo deixou palavras de elogio à Câmara pela capacidade de inovar. João Madalena entende que é a forma de dar “força” e capacidade de renovação ao certame. “Quem olha para o festival nota que houve uma evolução fantástica. Qualquer evento que fica parado está condenado ao fracasso. O festival é uma escada que tem vindo a subir degrau a degrau”.

No cartaz já são conhecidos os nomes fortes da edição deste ano. Rouxinol Faduncho, Sérgio Godinho, GNR, Os Azeitonas e Diogo Piçarra são os artistas do palco principal mas haverá música no palco Ria e no porão do Santo André.