Festival do Bacalhau abre portas a mais uma edição no Jardim Oudinot.

2016-08-17 08:14

Categoria: 

Concelho: 

Arranca esta quarta mais uma edição do Festival ao Bacalhau. Durante cinco dias, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau levam ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, receitas de bacalhau confecionadas por dez associações locais.

João Madalena, grão-mestre da confraria, já assumiu que a expetativa está "alta" mas com alguns receios devido ao estado do tempo (com áudio).

O Jardim Oudinot é palco para mais de mais de 100 ações, entre sessões de showcooking, degustações, concursos, workshops, mostras de artesanato, exposições, visitas ao Navio-Museu Santo André, atividades desportivas, como a III Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo e a VIII Corrida Mais Louca da Ria.

Com o pôr-do-sol chega a animação musical, num palco situado junto aos bares, onde atuam novas bandas do panorama musical português. Depois de jantar, já no Palco Mar, as noites serão animadas com os espetáculos de Miguel Ângelo e Miguel Gameiro (17 agosto), Carminho (18 agosto), David Carreira (19 agosto), Tributus (20 agosto) e Paulo Sousa (21 agosto).

As noites terminam com concertos intimistas e no porão do Navio-Museu Santo André e, em simultâneo, ao ar livre, no Palco Ria, junto aos bares do festival, que servem diversos petiscos, entre derivados de bacalhau e conservas.

Uma das novidades deste ano é a presença da Islândia como país convidado do Festival do Bacalhau (no seguimento do Acordo de Amizade com Grindavik). No âmbito da vinda de uma comitiva deste país, haverá uma série de iniciativas relacionadas com a cultura islandesa, como a atuação de uma banda daquele país, um showcooking e várias ações de promoção da cidade de Grindavik e de produtos Islandeses.

O vencedor do “o meu bacalhau é melhor do que o teu”, Tiago Lourenço, terá a oportunidade de realizar um showcooking de apresentação durante o Festival e será também contemplado com um prémio monetário de 300,00€ e um voucher Tuk Tuk’s da Ria para duas pessoas.

As associações do Município participantes no Festival terão também a oportunidade de participar na segunda edição do Concurso Gastronómico – Pratos Tradição & Inovação.