Festival da Sardinha já abriu portas na Costa Nova.

2022-07-14 16:00

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, revela que as 'leituras' feitas sobre stocks de sardinha deixam boas indicações de que será possível manter quotas no próximo ano.

Mensagem de otimismo deixada, esta tarde, na Costa Nova, na abertura oficial do 4.º Festival da Sardinha, promovido pela Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA).

Convidada pela APARA, a gestora política do setor das pescas, assume que esta é uma espécie relevante na economia do setor artesanal. (com áudio)

O certame a realizar na Costa Nova, até domingo, quer dar visibilidade à pesca da sardinha.

A organização já assegurou a qualidade do produto à venda.

Há sardinha de Peniche nas mesas para um total de cerca de 5 mil refeições.

João Paulo Lopes, Presidente da APARA, admite que hoje em dia mais do que os stocks a preocupação é o preço dos combustíveis.

Quanto ao certame é uma forma de afirmar o produto nacional. (com áudio)

Durante quatro dias, a sardinha é rainha neste Festival onde a comunidade piscatória é a anfitriã, colocando todo o seu saber gastronómico na preparação deste peixe identitário da região e do país.

Esta é uma iniciativa organizada pela Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro com o apoio do Município de Ílhavo.

João Campolargo almoçou com a Secretária de Estado e declarou apoio à fileira da pequena pesca.

O autarca de Ílhavo diz que é preciso valorizar os produtos do mar e da ria e essa é a função dos Festivais de verão. (com áudio)

 

rm campolargo festivais/sardinha campolargo

 

Fetsival da Sardinha até domingo na Costa Nova.