Festas em honra do Divino Espírito Santo e Santa Maria de Vagos arrancam esta noite.

2023-05-26 11:05

Categoria: 

Concelho: 

Vagos em festa em cinco dias de programação especial que celebra o Espírito Santo.

Xutos & Pontapés e Diogo Piçarra são cabeças de cartaz numa programação que arranca esta sexta-feira.

Até dia 30 de maio há animação de rua e cerimónias religiosas.

Este ano, os cabeças-de-cartaz serão os Xutos & Pontapés, que visitam Vagos pela primeira vez, ao abrigo da “Xutos & Pontapés Tour 2023”.

Presença em palco, na Quinta do Ega, no dia 28 de maio às 22h30.

Diogo Piçarra atua este sábado, também às 22h30, no Palco Quinta do Ega.

As Festas têm arranque, esta sexta, com um concerto no Palco Quinta do Ega, com os vaguenses Himalion de Diogo Sarabando, sendo que a noite se prolongará depois com a atuação dos DJ’s Álvaro Martinez e Djarm.

O sábado, dia 27 de maio, vai abrir com o grupo Côdeas do Diabo, que irão em arruada pelas ruas da Vila de Vagos.

A partir das 10h00 até às 19h00, terá início no Jardim S. Sebastião, a Feira Multicultural, sob a égide da CLDS-4G de Vagos.

Esta vai ser uma novidade, que privilegiará a inclusão, uma vez que configurará uma mostra da diversidade cultural que existe, aos dias de hoje, no concelho de Vagos e que é trazida pelos imigrantes de várias paragens que vivem e trabalham em Vagos.

Às 21h30, no auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos, será apresentada a peça de teatro “Um fantasma chamado Isabel”, da autoria do Grupo de Teatro Fantástico da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, sendo que às 22h30, o convite é para rumar ao palco Quinta do Ega para assistir ao concerto do músico nacional Diogo Piçarra.

A noite vai ser concluída com a atuação dos Insert Coin e também do DJ Miguel Costa.

O domingo, dia 28, vai abrir com a edição especial Festas de Vagos da FaaVa – Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos, que terá a sua abertura às 9h00 e encerramento às 18h00.

Nos restantes destaques do dia, saliência para a procissão do Espírito Santo, que irá percorrer as ruas da Vila de Vagos, a partir das 17h00.

Às 19h15 terá início o mini-concerto da Banda Vaguense, no palco que estará instalado no Largo do Tribunal.

Às 22h30, tem início, no Palco Quinta do Ega o mega-concerto dos Xutos & Pontapés, a mítica banda de Tim, que visita Vagos pela primeira vez e que promete encher o espaço com a energia e sonoridade tão características desta banda de culto que, durante mais de 40 anos, tem dominado o espectro musical nacional percorrendo gerações que partilham a sua música.

Depois dos concertos haverá “Espetáculo Pyromusical”, com o fogo de artifício a reinar, concluindo-se a noite com as atuações da DJ Olga Ryazanova e da DJ Nadja.

Para segunda-feira, dia 29, feriado Municipal, os grandes destaques vão para as cerimónias religiosas em honra a Nossa Senhora de Vagos, que decorrerão com a tradicional Missa Campal para milhares de peregrinos de toda a região.

Ainda no Santuário, às 16h00, será altura para a Bênção do Bodo.

À mesma hora, no Palco do Tribunal de Vagos irá realizar-se a cerimónia de atribuição de diplomas de Mérito Municipal.

Às 21h00, começa a Procissão das Velas, com início no Santuário da Senhora de Vagos, seguindo-se, no Palco do Largo do Tribunal, a Serenata à Senhora de Vagos, com a participação do “mestre” Armindo Fernandes, de Ni Ferreirinha e de Fábio Rocha que irão acompanhar as fadistas Carolina Pessoa e Andreia Alferes.

A finalizar as Festas de Vagos 2023, na terça-feira, dia 30 de maio, às 10h00, realizar-se-á a tradicional sardinhada na Quinta do Ega e, às 16h00, as comemorações encerrarão com o artista popular Ricardo Silva.

O autarca Vaguense assegura tratar-se de um programa ambicioso e capaz de mostrar a alma vaguense (com áudio)